NOSSA HISTÓRIA

A Sociedade Humanitária Brasileira foi fundada em julho de 1998 por Dona Dinah e algumas senhoras do Lago Sul, que tentavam dar uma dimensão mais séria à causa animal em Brasília.

​​​​​​​

Lembrando, aquela era outra época e a capital federal contava apenas com poucos protetores e um trabalho ainda incipiente, 

My Image

em uma realidade bem mais difícil, com uma consciência muito menor por parte da população e vários animais em situação de completo abandono.


Foi quando, então, decidiram viajar para os Estados Unidos para conhecer o trabalho de outras instituições relacionadas à causa animal. Lá conheceram uma das maiores entidades na área chamada Humane Society of United States, pedindo o direito de uso do mesmo nome para a instituição que queriam fundar aqui no Brasil.

​​​​​​​

A SHB foi a primeira entidade legalmente constituída em Brasília. Passou por inúmeros problemas, quebrou diversos paradigmas e ganhou um notável know-how na proteção animal, servindo de inspiração a muitos protetores e organizações não governamentais que existem atualmente. A SHB foi, por exemplo, a primeira a realizar feiras de adoção​​​​​​​ na capital.

​​​​​​​

Atualmente, a SHB está trabalhando em um projeto para sua reestruturação, que mais uma vez evidenciará seu pioneirismo e inovação na proteção animal, colocando-a em um novo patamar de excelência.


Como tudo começou...


Dona Dinah adquiriu um medo enorme de avião devido a um acidente aéreo que sofreu em 1962 quando ia embarcar para a Europa com seu marido, Ernesto Silva.

​​​​​​​

O avião não levantou voo e caiu no mar no Rio de Janeiro porque uma turbina estourou. A maioria dos passageiros saiu do avião e foi para a água. O marido de Dona Dinah bebeu querosene enquanto gritava por socorro na água, tendo em consequência lesão nos pulmões. Foi necessário, então, que ele ficasse na UTI por algum tempo.

​​​​​​​

Clique aqui​​​​​​​ para saber mais detalhes sobre o acidente.


My Image

Dona Dinah adorava cachorros! Então, para ajudar Dona Dinah a esquecer o trauma do acidente aéreo, ele deu um cachorrinho pincher de presente para ela: o Caco.


Algum tempo depois o Caco ganhou uma esposa: a Dayse. Logo em seguida, Dayse engravidou e teve uma ninhada de 9 filhotes. E em seguida, ela engravidou novamente e teve outra ninhada de mais 8 filhotes. 


Na época, eles moravam em apartamento na 105 Sul, então doaram quase todos, ficando com apenas 1 ou 2 filhotes. ​​​​​​​

​​​​​​​

Depois de algum tempo, mudaram-se para uma casa situada no Lago Sul, onde Dona Dinah viveu até o fim de seus dias e a qual chamava carinhosamente de "minha casinha", já que ficava bem pequenininha quando a via de longe.


My Image
My Image

Após a separação do casal, Dona Dinah começou a ajudar animais de rua, devido ao seu grande amor pelos animais, abrigando-os em sua casa.


Suas amigas que também gostavam e recolhiam cães, por morarem em apartamento, levavam os animais para a casa de Dona Dinah. Ela chegou a ter 40 cães em sua casa.


Devido a grande quantidade de cães, Dona Dinah começou a pensar em comprar uma chácara para abrigá-los, surgindo a idéia do abrigo.

​​​​​​​

​​​​​​​Um fiscal sanitário foi a sua casa e a proibiu de ter ali tantos animais, apesar dela ter construído canis para abrigá-los.

​​​​​​​


My Image


​​​​​​​Isso acelerou o processo, que já estava em amadurecimento, da compra da chácara e da criação da SHB.


Após a compra da chácara, Dona Dinah levou a maioria dos animais que estavam em sua casa para lá. Contratou um caseiro para cuidar deles e administrou o abrigo por algum tempo.

​​​​​​​

Quando mais velha e sem condições de estar à frente das atividades, Dona Dinah sempre externava sua preocupação com a manutenção do abrigo e a continuidade dos trabalhos. E mesmo afastada, foi a principal mantenedora da entidade, sempre colaborando para que seu ideal pudesse ser levado adiante, mesmo após a sua passagem.

My Image
My Image
My Image
My Image
My Image

QUEM FOI DONA DINAH

My Image

Dona Dinah foi a principal idealizadora e fundadora da SHB. Por essa razão, recebeu o título de sócia benemérita da entidade, embora não tenha presidido efetivamente a mesma.

Natural do Rio de Janeiro e descendente de  austríacos e alemães, Dona Dinah nasceu em 07/02/1926, casou-se em com Ernesto Silva, vindo morar na capital para acompanhar o marido, um dos pioneiros de muita importância na construção de Brasília.


Conheça mais sobre Ernesto Silva​​​​​​​.

Mulher muito bela quando jovem, elegante e culta, chegou a morar na França quando nova com um tio e, também, viajou muito com o marido. Tinha uma personalidade forte e um coração imenso.


Trabalhou por muitos anos na Câmara dos Deputados e exerceu cargo de chefia, sendo apreciada e respeitada por seus colegas de trabalho.


Desde criança gostava muito de animais e, com o passar dos anos, foi se decepcionando com as pessoas, passando a dedicar sua vida cada vez mais àqueles que sempre lhe eram fiéis e estavam ao seu lado dando amor de forma incondicional: os animais.

My Image
My Image
My Image
My Image

QUIZ

Além de cães e gatos,

qual outro animal a SHB já abrigou?

My Image

Cavalo

E não foi só um...

My Image

Quer saber?


Clique aqui!

​​​​​​​


My Image

LINHA DO TEMPO

1960 - Inauguração de Brasília 


1998 - Criação da SHB, primeira entidade legalmente constituída na capital


2000 - Aquisição da Chácara, para os cães e um cavalo resgatado por Dona Dinah


2003 - Uma voluntária da SHB sai para fundar a Pró-Anima


2008 - A SHB passa a abrigar também gatos, mas sem um espaço adequado


2011 - São construídos os gatis no abrigo


​​​​​​​2013 - Duas voluntárias saem da SHB para fundar o Projeto Adoção São Francisco​​​​​​​


2016 - É criado o Plano de Sustentabilidade da SHB 


2020 - A SHB começa a construir a sua visão de futuro para uma reestruturação


2030 - ...


2040 -...


2050 -...

My Image
My Image
My Image

CENA DE HOLLYWOOD

Uma das lembranças mais inusitadas, para quem viveu aquela época, eram as reuniões da SHB realizadas na casa da Dona Dinah.


Em uma grande mesa com várias cadeiras, reuniam-se os membros da entidade e também os animais da ilustre anfitriã, salvo quando havia comida à mesa.


A grande maioria com sequelas graves - um cego, outro com a pata amputada, outro sem mandíbula, e assim por diante - sentavam-se em pé de igualdade, intercalados e misturando-se junto às pessoas.

E quando Dona Dinah perguntava quem aprovava um determinado item da pauta da reunião, ao mesmo tempo em que os integrantes da SHB se manifestavam, ouvia-se um coro de muitos latidos como resposta dos demais participantes.


Uma verdadeira cena de filme de Hollywood! 

My Image

Os animais são os verdadeiros protagonistas da nossa história

My Image
My Image
My Image